sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DE PASTORAIS SOCIAIS DA ARQUIDIOCESE DE ARACAJU

No dia 07 de Agosto do corrente ano aconteceu no salão paroquial da Igreja N. S. Auxiliadora, em Aracaju, o Encontro Arquidiocesano das Pastorais Sociais.
Cerca de 180 pessoas, entre agentes de pastoral e representantes paroquiais, estiveram presente no Encontro, cujo tema foi “As pastorais sociais na missão intercontinental”, apresentado pelo Pe. José Genivaldo Garcia (Assessor Espiritual da Pastoral Social), à luz do Documento de Aparecida”. Já o Pe. Rogério de Jesus Santana refletiu sobre o tema “Os rostos sofridos de Cristo Hoje”, dentro do mesmo contexto. A animação do encontro bem como a liturgia ficou por conta da Pastoral Carcerária, e as demais atividades foram distribuídas com a Pastoral da Sobriedade, do Idoso, da Criança, da Saúde, das Domésticas, das Lavadeiras, do Menor, da Mulher e da Cidadania.


No início da tarde houve a apresentação do "Projeto Vida Solidária", pertencente à Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Grageru, que atua na Comunidade da Piabeta, em N. S. do Socorro, na Paróquia N. S. Monte Serrat. O projeto é desenvolvido por jovens voluntários universitários e profissionais e tem por objetivo transformar a vida das crianças e adolescentes, aumentando a perspectiva de uma vida melhor. Na oportunidade houve uma apresentação musical de um grupo de crianças, com flautas e violões, fruto do projeto.


Em seguida a “Casa do Menor São Miguel Arcanjo”, que tem por objetivo o resgate de meninos e meninas de 0 à 18 anos vítimas do narcotráfico, e de 12 à 18 anos em risco social, apresentou um grupo de percussão com adolescentes do projeto. A Casa do Menor existe em alguns estados do Brasil (RJ, CE, SE, PE, AL) e no exterior, e em Aracaju completou um ano de existência, necessitando neste início de trabalho, de orações, doações e serviço voluntário. Desenvolve também atividades de designer (grafite), informática, futebol e reforço escolar.

Veja abaixo um vídeo com a percussão da garotada da "Casa do Menor São Miguel Arcanjo".


Como deliberação do evento ficou acordado entre os presentes um compromisso de que até o próximo Encontro haja mobilização para o aumento, nas paróquias, do número de Pastorais Sociais e agentes, bem como ficou acertado que no dia 07 de Setembro todos participem com seus cartazes e faixas no GRITO DOS EXCLUIDOS. O ponto de concentração será a Igreja Catedral.
No encerramento do Encontro tivemos a Celebração Eucarística presidida pelo padre Genivaldo, com uma expressiva participação pastoral e paroquial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário