sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CCEP/SE - ENCERRAMENTO DO CURSO DE INSTALADOR HIDRÁULICO PARA EGRESSOS DO CÁRCERE

No final da tarde do dia 27 de setembro foi realizada a aula de encerramento do "Curso de Instalador Hidráulico", ministrado pelo SENAI/SE, como parte do projeto de cursos profissionalizantes para egressos do sistema penitenciário, realizado pelo Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe - CCEP/SE. Oito alunos concluíram o curso, que teve carga horária de 160 horas e duração de 40 dias, e foi financiado pela AMANCO, indústria de componentes hidráulicos e sanitários, em parceria com o SENAI. Foram também parceiros o SINDUSCON, o SENAC, a Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social de Sergipe, além da Vara de Execuções Penais.


O Sr. José Raimundo de Souza, presidente eleito e empossado do CCEP/SE, afirmou que este Conselho estará implementando um novo plano de trabalho que visa beneficiar toda comunidade carcerária e em especial os egressos do sistema prisional, ampliando as parcerias com instituições da sociedade civil  e do poder público, buscando resultados semelhantes a alguns Conselhos da Comunidade mais avançados do Brasil. Salientou que é preciso buscar alternativas para a efetiva ressocialização dos egressos, já qualificados com a realização de cursos profissionalizantes, e isso se dá mediante a abertura de portas no mercado de trabalho. Ressaltou ainda a grande contribuição do atual vice e ex-presidente Magal, representante da Pastoral Carcerária, que deu o pontapé inicial deste trabalho. Para ele, a turma se mostrou muito alegre e entusiasmada - apesar da evasão de 8 alunos - demonstrando que estes concluintes ficaram para fazer a diferença, e que agora só resta correr atrás de um trabalho, o que depende da perseverança de cada um.


A Srª. Clenilde Alferes, que acompanhou os alunos durante todo curso, afirma que o ganho vai muito além de um aprendizado técnico, pois eles se mostraram capazes de se adaptar às regras da instituição, como por exemplo a assídua presença nas aulas, a responsabilidade na execução das atividades, além da convivência harmônica entre eles e a equipe de orientadores. Para ela, o grande feito disso tudo, foi a recuperação da auto-estima de cada egresso, a descoberta de que cada um tem grande potencial produtivo e que isso lhes possibilitará ingressar no mercado de trabalho, abrindo novas portas e horizontes.


O egresso e aluno Everton Torres da Paixão, agradeceu a Deus e as pessoas que estavam envolvidas no processo por possibilitarem essa oportunidade, pois, segundo ele, é muito difícil para um ex-detento ser acolhido pela sociedade, e o curso foi muito importante para quem está desejando viver uma vida nova. Para ele, a importância deste curso está na possibilidade de se ter uma profissão, que trará novas oportunidades de emprego, evitando assim o retorno ao mundo do crime. Afirmou ainda que estava muito feliz e que seu desejo é viver em harmonia consigo mesmo e com a sociedade. Para ele, a hora agora é de colocar em prática o que aprendeu e vencer os desafios. Terminou sua fala dizendo: “não há vitória sem luta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário