domingo, 4 de março de 2012

ENCONTRO DAS PASTORAIS SOCIAIS NORDESTE 3 CNBB BAHIA/SERGIPE

Aconteceu no final de semana 2, 3 e 4 de março, na Casa das Irmãs Mercedárias no Rio Vermelho, Salvador - BA, mais um Encontro de Coordenações das Pastorais Sociais do Regional Nordeste 3 da CNBB. O evento contou com a participação de cerca de 25 agentes das diversas pastorais sociais diocesanas e regionais, num ambiente de integração para o aprendizado do tema da 5a Semana Social Brasileira, "Um novo Estado, caminho para uma nova sociedade do bem viver", desenvolvido pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.



Após uma exposição histórica do envolvimento da Igreja com as questões sociais, pelo Padre Nelito Dornelas, foi trabalhado em grupos o subsídio "Em busca dos Sinais dos Tempos: Reflexão crítica sobre a história dos dias atuais", utilizando a metodologia do VER, JULGAR e AGIR. Com este subsídio foram debatidos quatro pontos: 1 - As origens do Estado; 2 - O Estado que temos; 3 - O Estado que queremos; 4 - A Teologia e pastoral em busca dos sinais dos tempos nos processos de democratização do Estado. Ao final foram encaminhadas propostas para a realização da 5a Semana Social Brasileira nas dioceses, pelos coordenadores das pastorais presentes, até setembro deste ano.


 Participaram do Encontro coordenadores/representantes da Pastoral do Idoso, da Criança, dos Pescadores, da Juventude, da Prevenção à Aids, da Família, Carcerária, da Sobriedade, e da Mulher Marginalizada; Pastoral Social da Arquidiocese de Salvador, Aracaju e Vitória da Conquista, e das Dioceses de Amargosa e Bomfim; CPT, CEB`s, Cáritas e Conselho de Leigos. Participantes de Sergipe: Enrica (Pastoral Social) Evanilde (Pastoral da Sobriedade), Sílvia (Pastoral da Criança), Rita e Magal (Pastoral Carcerária).

Assista o vídeo onde o padre Nelito fala dos objetivos da 5a SSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário