sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PROJETO AMIGUINHOS DA PM-SE VAI ATÉ A SERRA DE ITABAIANA

Dando prosseguimento a programação da "Colônia de Férias do Projeto Amiguinhos da PM-SE", que contempla oito eventos, crianças e adolescentes do Projeto participaram de uma visita ecológica à "Serra de Itabaiana", em Areia Branca - Sergipe, na quinta-feira 15 de fevereiro.


Todos os anos o Projeto investe no lazer educativo, com visitas a diversos locais turísticos, históricos, culturais e ecológicos, na Capital e no interior, previamente agendados com instituições colaboradoras.


O Parque Nacional de Itabaiana compreende uma área de quase 8 mil hectares, preservando espécies nativas e recursos naturais de biomas como a Mata Atlântica e a Caatinga. A unidade de conservação protege ainda as nascentes de dois importantes rios, o Cotinguiba e o Poxim, responsáveis pelo abastecimento de água de grande parte da capital, Aracaju.
O Poço das Moças é um dos principais atrativos do parque. Um piscinão natural super agradável que rapidamente desperta a vontade de dar um mergulho. Suas águas despencam de rocha em rocha, descendo e formando novos poços, serra abaixo. 
Mais informações no endereço:
www.ecoviagem.com.br/expedicaoparquesnacionais/diario_noticia.asp?codigo=10443   

Banho no "Poço das Moças" - Serra de Itabaiana

O Projeto Amiguinhos da PM-SE é administrado pelo Instituto Amigos da Inclusão Social - IAIS, que tem como presidente o rotariano Carlos Antonio de Magalhães - Magal, também coordenador Nordeste da Pastoral Carcerária. Magal esteve presente no passeio juntamente com a equipe do Projeto Amiguinhos, que tem à frente o sargento Sandro Soares. 
Conheça melhor o Projeto Amiguinhos da PM-SE e suas atividades no endereço:

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CONSELHO DA COMUNIDADE NA EXECUÇÃO PENAL DE SERGIPE PROMOVERÁ CURSOS DE PEDREIRO

O Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe, CCEP/SE, recebeu na manhã do dia 13 de janeiro, no auditório do Fórum Olimpio Mendonça, em Aracaju-SE, nova turma de egressos do sistema prisional e familiares para participar dos cursos de "Pedreiro Polivalente" e "Pedreiro de Estrutura".



Os cursos começarão no início de fevereiro e serão executados pelo SENAI, sendo o de Pedreiro Polivalente na unidade CETICC, situada na Avenida Tancredo Neves, 5600, Bairro América, no turno da tarde, e no turno da noite o curso de Pedreiro de Estrutura, no Centro de Treinamento Profissional – Av. Caçula Barreto, s/n – Conjunto Augusto Franco (anexo a quadra do SESI) , nesta capital. Com mais estas duas turmas o Conselho busca cumprir uma de suas finalidades, a de viabilizar condições de reintegração de ex-presidiários ao mercado de trabalho através da profissionalização.







Compete ao Conselho da Comunidade na Execução Penal, entre outras atribuições: visitar, pelo menos mensalmente, os estabelecimentos penais existentes no Estado de Sergipe; entrevistar presos; apresentar relatórios mensais ao Juízo de Execuções Criminais e Corregedoria dos Presídios do Estado de Sergipe, propondo as providências cabíveis; e diligenciar na obtenção de recursos materiais e humanos para a melhor assistência ao preso ou internado, em harmonia com a Direção do estabelecimento (artigos 80 e 81, da Lei n° 7.210, de 11-07-84, Lei de Execução Penal).

.

sábado, 21 de janeiro de 2012

OBRAS NO PROJETO AMIGUINHOS COM SUBSÍDIO DO ROTARY INTERNACIONAL

Na manhã do dia 12 de janeiro a diretoria do Rotary Clube Aracaju Treze de Julho esteve no conjunto Almirante Tamandaré, Bairro Santos Dumont - Aracaju, visitando a obra de reforma do telhado da sede do "Projeto Amiguinhos da PMSE - PAPM", iniciada no dia 9 do mesmo mês. 

Início da obra em 09 de janeiro, destelhamento

A reforma foi possível graças a um projeto encaminhado pelo RC Aracaju Treze de Julho ao Rotary Internacional - Fundação Rotária, para a obtenção de subsídio distrital, através do Distrito 4390, sob a responsabilidade da sua presidenta 2011-12 Jesina Terezinha. Foram destinados à obra U$ 1.700,00, correspondendo a R$ 2699,00 na época da aprovação, e que foram utilizados basicamente na compra de materiais tais com telhas, ripas e caibros, bem como em parte do custo de mão-de-obra. 
O Instituto Amigos da Inclusão Social - IAIS, presidido pelo rotariano Carlos Antonio de Magalhães - Magal, é a entidade que dá suporte ao PAPM, estando também sob sua responsabilidade o encaminhamento da solicitação do subsídio e o acompanhamento da execução da reforma, juntamente com o RC Aracaju Treze de Julho, parceiro e padrinho oficial. O Instituto buscará agora parceiros para a pintura do prédio.

Retelhamento, após troca de ripas, caibros e telhas danificadas

Segundo o diretor executivo do IAIS e do PAPM, o rotariano sargento Sandro Soares, os objetivos gerais do Projeto são os seguintes: 
- Desenvolver trabalhos sócio-educativos que possibilitem a consciência e o exercício da cidadania, disciplina de vida e preparo para o convívio social futuro, vendo a criança como cidadão e como agente transformador da sociedade; e 
- Proporcionar cidadania, amor, respeito e educação às crianças envolvidas, através de alfabetização, reforço escolar, atividades artísticas e culturais além de integrar a comunidade local com a Polícia Militar.
O PAPM atende hoje 150 crianças e adolescentes do Conjunto Almirante Tamandaré e adjacências no turno matutino.


Presidentes do IAIS e do RC Aracaju Treze de Julho, diretores e voluntários visitam a obra do Projeto Amiguinhos da PMSE


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

VISITA DOS SÍMBOLOS DA JMJ NO PRESÍDIO DE GLÓRIA - DIOCESE DE PROPRIÁ - SERGIPE

Veja algumas fotos da passagem da Cruz peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude - JMJ, no Presídio Estadual Senador Leite Neto - PRESLEN, em Nossa Senhora da Glória - SE, no dia 9 de janeiro. O Bispo Dom Mario Rino Sivieri, o pároco local, integrantes do Setor Juventude e da Pastoral Carcerária, além de peregrinos da Diocese, se fizeram presente no evento.

Cruz peregrina e Ícone de Nossa Senhora


Mensagem de Dom Mário aos internos, funcionários e visitantes

Cruz confeccionada pelos internos e doada ao Setor Juventude da Diocese de Propriá - Sergipe

Internos e visitantes tocam os Símbolos

Membros da Pastoral Carcerária tocam a Cruz

domingo, 15 de janeiro de 2012

MOMENTOS DA PASSAGEM DOS SÍMBOLOS DA JMJ NO PRESÍDIO DE AREIA BRANCA - SERGIPE

Veja abaixo o vídeo (7' 21") produzido pela Pastoral Carcerária, da visita em 06 de janeiro da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, à Penitenciária Estadual de Areia Branca - Sergipe. O Setor Juventude da Arquidiocese de Aracaju se prepara para a próxima JMJ que acontecerá no Brasil em 2013, no Rio de Janeiro.

video

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

COMPLEXO PENITENCIÁRIO ACOLHE OS SÍMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NA ARQUIDIOCESE DE ARACAJU

Penitenciária Estadual de Areia Branca recebe símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Pela Assessoria de Comunicação Do Setor Juventude de Aracaju

No dia 6 de janeiro, Areia Branca, município brasileiro localizado no setor centro-leste do estado de Sergipe, acolheu com grande festa a Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora. Toda a população se emocionava com a presença dos símbolos e seguiu em procissão e carreata até o Presídio da Cidade, onde os detentos receberam com muita emoção e alegria os símbolos.


O Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, dirigiu palavras de esperança aos detentos, lembrando-lhes que estão presos fisicamente, mas que são livres por dentro, pois Jesus morreu na cruz para libertá-los, salientando que a maior liberdade é a interior. “A Cruz é sinal de salvação e redenção para nós”, destacou o Arcebispo de Aracaju.


Os peregrinos e internos, junto à Cruz e ao Ícone de N. Senhora 

O responsável pela Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Aracaju, Carlos Antônio de Magalhães, destacou a importância de iniciativas como esta para os presidiários, “É um novo olhar sob a vida, a vida em Cristo, que pode fazer deles novos homens.” Destacou ele.

Veja matéria completa no endereço "Jovens Conectados - Setor Juventude da CNBB":

domingo, 8 de janeiro de 2012

CONSELHO DA COMUNIDADE DE SERGIPE BUSCA OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA EGRESSOS

O vice-presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe - CCEP/SE, Carlos Antonio de Magalhães - Magal, esteve na quarta-feira 04 de janeiro pela manhã com o presidente da CEHOP - Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas de Sergipe, Antonio Carlos dos Santos, visando apresentar a Resolução 114 de 20 de abril de 2010, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, que, entre outras deliberações, em seu artigo oitavo define um percentual de participação de egressos do sistema penitenciário em obras do Poder Judiciário. Como os Poderes Constituidos são independentes entre si, até que a medida seja extendida legalmente aos dos demais poderes, a idéia é sensibilizar os empresários para os objetivos do "Projeto Começar de Novo", do CNJ, em consonância com os objetivos do CCEP/SE, para o aproveitamento da mão-de-obra de egressos nas obras do Governo do Estado de Sergipe, em especial no sistema penitenciário.

Magal falou sobre os cursos profissionalizantes promovidos pela entidade em 2011 e os que irão ser ministrados este ano pelo SENAI, e que o objetivo central do projeto - a reinserção social dos egressos - se efetivará na medida em que os alunos encontrem trabalho dentro de suas qualificações, conforme a formação. A CEHOP é responsável por obras de reforma em andamento em alguns presídios do Estado (PRESLEN e PREMABAS), bem como da construção da Cadeia Pública de Estância - SE, além da obra a ser reiniciada no Presídio de Areia Branca, específicas no sistema penitenciário. O Conselho espera a abertura de horizontes nessas obras, que poderão servir de exemplo para outros segmentos da construção civil. 
O presidente Antonio Carlos ficou de conversar com o secretário de Infraestrutura de Sergipe, Walmor Barbosa, para em seguida serem feitos os primeiros contatos de sensibilização com os empresários, em especial das citadas obras. O Governo do Maranhão tomou a frente neste sentido e sancionou a Lei Estadual 9.116 de 11 de janeiro de 2011 que institui a Política Estadual de inserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho, e dá outras providências.

Veja a Resolução 114 do CNJ no endereço:

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CONSELHO DA COMUNIDADE NA EXECUÇÃO PENAL REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO COM EGRESSOS

Na tarde do dia 30 de dezembro de 2011, na sede do GRUPARSE - Grupo de Apoio aos Reumáticos de Sergipe, no centro de Aracaju, foi realizada uma singela confraternização do Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe - CCEP/SE, com egressos que participaram dos cursos profissionalizantes durante o ano de 2011, onde foram distribuidas cestas básicas aos presentes.
                                                                                                  


Usaram da palavra o vice-presidente do Conselho, Carlos Antonio de Magalhães - Magal, Clenilde Santos Alferes, supervisora dos cursos pelo CCEP, além de outros convidados, que incentivaram e estimularam os alunos no seguimento da profissionalização para a busca de oportunidades visando sua reintegração social, tendo Deus como guia e o Conselho como orientador. 


Ao final, o presidente do CCEP/SE, José Raimundo de Sousa, que estava participando de uma entrevista à imprensa sobre as propostas do Conselho para 2012, também se fez presente, quando então foi cortado o bolo e servidos salgadinhos e refrigerantes. 
A aluna egressa Sheila Karine dos Santos deixou seu recado no vídeo abaixo.

video

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

AGENTES PENITENCIÁRIOS SÃO CONDECORADOS

Na última segunda-feira 19 de dezembro de 2011, a ASSIPES – Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado de Sergipe, realizou no auditório da OAB, uma solenidade para homenagear os Agentes Penitenciários alunos do Curso de Formação em Habilidades Especiais, realizado em Brasília/DF, entre os dias 15 e 27 de março de 2009, pela GPOE – Gerência Penitenciária de Operações Especiais, através de um convênio firmado em 2006 entre a SEJUC – Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania e o DEPEN – Departamento Penitenciário Nacional.
O convênio ora firmado, teve como origem um Projeto genuinamente elaborado pela recém-inaugurada EGESP – Escola de Gestão Penitenciária de Sergipe Profº Acrísio Cruz, capitaneado pelo Agente Penitenciário Edmilson dos Santos.


O coordenador da Pastoral Carcerária do Nordeste, Carlos Antonio de Magalhães - Magal, que representou a Pastoral Carcerária no evento, enfatizou a relação de entendimento e cooperação com a ASSIPES e o SINDPEN - Sindicato dos Agentes Penitenciários de Sergipe. Aproveitou para anunciar a indicação do agente penitenciário Marcelo Soares para compor uma comissão formada pelo CNPCP - Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, para o estudo sobre a questão das revistas íntimas nos presídios, sendo escolhido pelo SINDPEN pelo seu equilibrio, visão constitucional e cidadã. Marcelo representará os agentes penitenciários de todos os Estados da Federação.

Veja matéria completa no blog da ASSIPES no endereço: