quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Dom João e Pastoral Carcerária visitam Secretário de Justiça



Com a presença do Arcebispo coadjutor de Aracaju, Dom Frei João Costa, a Pastoral Carcerária esteve reunida na tarde de quinta-feira, 10 de setembro, com o Secretário de Justiça de Sergipe Antônio Hora, que prontamente aceitou o convite e se fez presente na Cúria Metropolitana de Aracaju. 

Após uma saudação inicial do Arcebispo, foram tratados diversos assuntos de interesse da Pastoral Carcerária, tais como a necessidade de evangelizar nos finais de semana, pois é quando a maioria do voluntariado tem disponibilidade de visitar os presídios. Esta demanda se faz urgente em função da realização da etapa final do Curso de Formação para novos agentes, que acontecerá no dia 19 de setembro, quando então serão distribuídos os evangelizadores nas unidades prisionais mais próximas dos seus domicílios, segundo a disponibilidade de horários de cada participante.

Também foram citados alguns problemas pontuais em algumas unidades, como a atual periodicidade quinzenal das visitas no Presídio Feminino (fora da normalidade semanal), a baixa frequência de internos quando das visitas na unidade privatizada de Aracaju (em função da dificuldade imposta no deslocamento dos pavilhões até a sala de reuniões), entre outras questões. Foram citados na ocasião os diversos dispositivos legais que garantem o trabalho de evangelização nas unidades de internamento e o direito do preso de participar dos cultos. 

O secretário anotou todas as reivindicações e ficou de conversar com sua equipe visando atendê-las, bem como à solicitação de visita experimental dos novos agentes ao presídio no município de São Cristóvão - Se, no sábado, 19 de setembro, à tarde, como complemento do Curso de Formação.

Foi proposto também ser redigido um documento visando dar a devida atenção à Pastoral Carcerária no seu trabalho de evangelização com base no Acordo bilateral Brasil - Santa Sé / Vaticano, para ser assinado solenemente por ambas as partes em data a ser definida posteriormente.

Estiveram também presente na reunião o advogado, Dr. Virgílio, os padres Jânisson (Reitor do Seminário Maior), Cláudio (Coordenador das Pastorais Sociais) e Marcelo (Assessor de comunicação da Cúria), bem como os agentes de pastoral Magal, Rita e Ana Lúcia.


Edmilson Brito
com Informações da
Pastoral Carcerária

Nenhum comentário:

Postar um comentário