terça-feira, 24 de novembro de 2015

Terceiro Encontro Geral de Formação da Pastoral Carcerária

Nesse último sábado, 21 de novembro, foi realizado o Terceiro Encontro de Formação Geral da Pastoral Carcerária, no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. Estavam presentes o Arcebispo Coadjutor de Aracaju, Dom João José Costa, o reverendíssimo reitor do seminário, padre Jânisson de Sá, o vice-reitor do seminário, padre Christiano Silvestre, e demais sacerdotes, religiosos, seminaristas e agentes da pastoral carcerária.

O encontro teve início às 08:30 com a oração inicial e a leitura orante da Palavra de Deus, conduzida pelo seminarista Anderson Gomes. Em seguida, o padre Christiano realizou uma pequena reflexão sobre a ação pastoral da Igreja, que deve essencialmente se manifestar pela caridade e pela prática das obras de misericórdia corporais e espirituais. Salientou também, a importância de despertar em cada cristão a consciência sobre os problemas do mundo. Por fim, enfatizou que os agentes da pastoral carcerária devem realizar um trabalho de acompanhamento e de solidariedade para com todos do presídio, não somente os encarcerados, pois às vezes os agentes penitenciários são tratados com desrespeito por alguns integrantes da pastoral carcerária.

Terminada a reflexão, as pessoas se dividiram em grupos, de acordo com o presídio que frequentavam, e debateram sobre o que poderiam fazer para que o trabalho da pastoral carcerária pudesse ser mais eficaz. Houve em seguida, um momento de plenária em que cada grupo expôs as suas conclusões.

O encontro então, culminou com a celebração da missa presidida pelo padre Jânisson de Sá e depois com o almoço.

A justiça só será justiça se também for misericórdia.”











segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Segundo Encontro Geral de Formação da Pastoral Carcerária


       O Segundo Encontro de Formação Geral da Pastoral Carcerária, foi realizado no dia 19 de setembro em São Cristovão. Estiveram presente diversos sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e leigos engajados na pastoral carcerária. O Arcebispo Coadjutor de Aracaju, Dom João José Costa, juntamente com o padre Jânisson de Sá, reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, estiveram a frente do encontro.
        Inicialmente houve uma dinâmica em dupla, onde cada pessoa lavou as mãos da outra, sinal de que devemos sempre estar a serviço e a disposição do outro. O encontro foi marcado por um momento de oração e reflexão intensa, com a leitura orante da Palavra de Deus. A oração e a leitura da Palavra de Deus é essencial para a vida do cristão, e não pode ser diferente com o agente da pastoral carcerária, que tem a árdua missão de levar Cristo para aqueles que sofrem excluídos da sociedade. A missão do agente da pastoral carcerária é levar esperança e dignidade para aqueles que se encontram desesperados e desacreditados no cárcere.
       Após o momento de oração inicial foi realizada uma simulação, com a metodologia GVGO, onde os mais experientes verbalizavam e representavam como é, de fato, uma visita no presídio. O objetivo do GVGO é fazer com que os observadores possam compreender melhor como devem fazer uma visita ao presídio, como se comportar, como se vestir, como saudar os encarcerados, como dirigir-lhes a palavra, como demonstrar empatia e apoio…
        Após a aplicação da metodologia do GVGO, houve um momento de partilha e testemunho de vida do senhor Fernando, que relatou a sua experiência com a pastoral carcerária. Em seguida, aconteceu a divisão em grupos para que à tarde realizassem a visita ao presídio COPEMCAN em São Cristovão, onde cada grupo realizou a visita aos devidos pavilhões que foram designados.
        Após o almoço, todos foram ao presídio COPEMCAN, para que os novos agentes pudessem ter um primeiro contato com um presídio, e assim, conhecerem como é a sua estrutura e o seu funcionamento.
 





sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Primeiro Encontro Geral de Formação da Pastoral Carcerária




No último dia 15 de agosto, foi realizado em São Cristovão o primeiro encontro de Formação Geral da Pastoral Carcerária, com a presença do Exmo. e Rev. Dom João José Costa, Arcebispo coadjutor de Aracaju, contamos ainda com a presença de alguns sacerdotes, religiosos de diversas congregações, seminaristas e leigos e leigas de diversas regiões da arquidiocese de Aracaju.


Num clima de muita alegria e entusiasmo, a formação teve como foco principal o agir do agente da pastoral carcerária ao realizar as suas visitas, para melhor servir ao reino de Deus. O agente da pastoral carcerária tem um papel muito importante, não só ser sinal de Deus para aqueles que estão encarcerados, mas também ser presença amiga, para juntos lutarem pelo melhor cumprimento dos direitos civis e a maior promoção da dignidade humana.


O encontro foi um momento de muita oração com a Palavra de Deus, reflexão e partilha em grupo sobre as experiências vividas. Todos receberam a cruz como sinal do verdadeiro cristão e do agente da pastoral carcerária, que leva consigo também a cruz do sofrimento do outro. No encontro houve também um momento de encenação, simulando uma visita no presídio e como os agentes devem se portar diante dessa realidade. Após o almoço, o encontro de formação teve a sua conclusão com o sinal do envio missionário, com o acendimento das velas no círio pascal, sinal de que devemos ser luz para todos os que sofrem e necessitam do nosso auxílio.










domingo, 15 de novembro de 2015

Encontro de Formação

A Pastoral Carcerária realizará no próximo dia 21, o seu encontro de formação no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. Estarão presentes os membros efetivos da pastoral e também todos aqueles que se preparam para se tornar um agente da pastoral carcerária.
É necessário o esforço para melhor servir, ir em missão com alegria para ajudar o Cristo que sofre no encarcerado!

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Arcebispo Dom João participa de reunião no Tribunal de Justiça de Sergipe



O Arcebispo Coadjutor de Aracaju, Dom João José Costa, visitou, na manhã de ontem, 15 de setembro, o Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Desembargador Dr Luiz Mendonça, acompanhado do Advogado Virgílio Tavares,  do Reitor do Seminário Maior, Pe. Janison Sá e Rita coordenadora da pastoral carcerária. 

Do TJ, ainda estavam presentes à reunião o Desembargador Dr Edson Ulisses e o juiz substituto da primeira vara de execução penal.

O motivo da visita foi para falar sobre a presença da Igreja, através da Pastoral Carcerária, no sistema prisional.

Texto: Edmilson Brito
Com informações do Padre Marcelo Conceição
Fotos: Pe. Marcelo Conceição 

Dom João e Pastoral Carcerária visitam Secretário de Justiça



Com a presença do Arcebispo coadjutor de Aracaju, Dom Frei João Costa, a Pastoral Carcerária esteve reunida na tarde de quinta-feira, 10 de setembro, com o Secretário de Justiça de Sergipe Antônio Hora, que prontamente aceitou o convite e se fez presente na Cúria Metropolitana de Aracaju. 

Após uma saudação inicial do Arcebispo, foram tratados diversos assuntos de interesse da Pastoral Carcerária, tais como a necessidade de evangelizar nos finais de semana, pois é quando a maioria do voluntariado tem disponibilidade de visitar os presídios. Esta demanda se faz urgente em função da realização da etapa final do Curso de Formação para novos agentes, que acontecerá no dia 19 de setembro, quando então serão distribuídos os evangelizadores nas unidades prisionais mais próximas dos seus domicílios, segundo a disponibilidade de horários de cada participante.

Também foram citados alguns problemas pontuais em algumas unidades, como a atual periodicidade quinzenal das visitas no Presídio Feminino (fora da normalidade semanal), a baixa frequência de internos quando das visitas na unidade privatizada de Aracaju (em função da dificuldade imposta no deslocamento dos pavilhões até a sala de reuniões), entre outras questões. Foram citados na ocasião os diversos dispositivos legais que garantem o trabalho de evangelização nas unidades de internamento e o direito do preso de participar dos cultos. 

O secretário anotou todas as reivindicações e ficou de conversar com sua equipe visando atendê-las, bem como à solicitação de visita experimental dos novos agentes ao presídio no município de São Cristóvão - Se, no sábado, 19 de setembro, à tarde, como complemento do Curso de Formação.

Foi proposto também ser redigido um documento visando dar a devida atenção à Pastoral Carcerária no seu trabalho de evangelização com base no Acordo bilateral Brasil - Santa Sé / Vaticano, para ser assinado solenemente por ambas as partes em data a ser definida posteriormente.

Estiveram também presente na reunião o advogado, Dr. Virgílio, os padres Jânisson (Reitor do Seminário Maior), Cláudio (Coordenador das Pastorais Sociais) e Marcelo (Assessor de comunicação da Cúria), bem como os agentes de pastoral Magal, Rita e Ana Lúcia.


Edmilson Brito
com Informações da
Pastoral Carcerária

Arcebispo Coadjutor visita Secretário de Segurança do Estado


 PASTORAL CARCERÁRIA 2015

Arcebispo Coadjutor visita Secretário de 
Segurança do Estado






O Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Aracaju, Dom João Costa, visitou ontem, 03, o Secretário de Segurança do Estado de Sergipe, Mendonça Prado.
Entre os assuntos tratados, foi conversado sobre a presença da Pastoral Carcerária nos presídios, onde é realizado  um intenso trabalho de evangelização com os internos de Aracaju, São Cristóvão e de outras cidades de Sergipe.
O Secretário fez questão em parabenizar a Arquidiocese e garantiu total apoio aos projetos desenvolvidos. Já Dom João, na oportunidade, se colocou a disposição da Secretaria e do Secretário no sentido de que a Igreja está à disposição da sociedade e do seu bem comum.  
Juntamente com o Arcebispo, estavam o Pe. Marcelo Conceição, assessor de comunicação do Arcebispado, o coordenador a nível NE3 da Pastoral Carcerária, Magal da Pastoral e o advogado, Dr. Virgílio Figueiredo.

Texto: Marcos Simões.
Fotos: Pe. Marcelo Conceição.